Xavi Hernandez foi designado como o melhor jogador do Euro 2008, tendo sido naturalmente um dos escolhidos da UEFA para uma equipa de 23 jogadores ideais. Nesta lista figuram também os nomes dos portugueses Bosingwa e Pepe.
O médio espanhol Xavi Hernandez foi designado o melhor jogador do Euro 2008, competição que terminou no domingo com o triunfo da Espanha sobre a Alemanha, por 0-1.
O director técnico da UEFA, o escocês Andy Roxburgh, considerou que o jogador do FC Barcelona, que assistiu Fernando Torres para o golo solitário da partida, «marca o ritmo da sua equipa».
Xavi, que aos 28 anos, conta já com 63 internacionalizações e oito golos pela sua selecção, foi naturalmente um dos jogadores incluídos na selecção de 23 jogadores ideais da UEFA referente a este torneio.
A Espanha conseguiu colocar nesta equipa ideal nove dos seus jogadores, incluindo Fernando Torres, o marcador do golo decisivo frente à Alemanha, ao passo que a Alemanha apenas conseguiu a inclusão de três jogadores nesta selecção.
Entre os jogadores espanhóis, Andy Roxburgh destacou ainda as actuações de o guardião Casillas e do central Puyol.
Por seu lado, a equipa portuguesa viu o lateral Bosingwa e o central Pepe serem incluídos nesta equipa, onde figura o extremo Cristiano Ronaldo nem Deco.
«Se Portugal fosse mais longe, ele e o Deco teriam sido incluídos no nosso grupo de 23 jogadores ideais», acrescentou Roxburgh.
Entre os jogadores escolhidos pela UEFA, estão ainda mais quatro jogadores russos, dois holandeses, um italiano, um turco e um croata.
<b>Os 23 seleccionados do Euro2008:</b>
<b>Guarda-redes:</b> Gianluigi Buffon (Ita), Iker Casillas (Esp) e Edwin Van der Sar (Hol).
<b>Defesas:</b> José Bosingwa (POR), Philipp Lahm (Ale), Carlos Marchena (Esp), Pepe (POR), Carles Puyol (Esp) e Yury Zhirkov (Rus).
<b>Médios:</b> Hamit Altintop (Tur), Luka Modric (Cro), Marcos Senna (Esp), Xavi Hernandez (Esp), Konstantin Zyryanov (Rus), Michael Ballack (Ale), Cesc Fabregas (Esp), Andrés Iniesta (Esp), Lukas Podolski (Ale) e Wesley Sneijder (Hol).
<b>Avançados:</b> Andrey Arshavin (Rus), Roman Pavlyunchenko (Rus), Fernando Torres (Esp) e David Villa (Esp).