Mundo

Trump elogia política migratória do governo italiano liderado por Giuseppe Conte

epa06919372 US President Donald J. Trump (R) and Italian Prime Minister Giuseppe Conte (L) speak at a joint press conference in the East Room of the White House in Washington, DC, USA, 30 July 2018. The White House has said that the two will discuss 'cooperation in addressing global conflicts and promoting economic prosperity on both sides of the Atlantic' and 'the historical and cultural ties between the countries'. EPA/JIM LO SCALZO EPA

O presidente norte-americano recebeu esta segunda-feira o primeiro-ministro italiano na Casa Branca.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou esta segunda-feira a linha política assumida pelo atual governo de Itália em matérias migratórias, afirmando que outros países europeus deviam adotar a mesma "posição firme" e seguir o exemplo de Roma.

Trump falava no início de um encontro com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, que hoje foi recebido na Casa Branca, em Washington.

Conte é o líder da atual coligação governamental italiana (que tomou posse no passado dia 01 de junho) que integra o partido de extrema-direita nacionalista Liga e o Movimento 5 Estrelas (M5S, populista).

"É um homem que fez um trabalho formidável", afirmou o Presidente dos Estados Unidos, numa referência à atual postura política do governo de Roma em matérias migratórias.

"Sei que ele tem uma posição firme na fronteira", prosseguiu Trump, defendendo que "muitos outros países na Europa deviam fazer o mesmo".

O atual governo italiano tem adotado uma linha dura contra as migrações.

Por exemplo, o executivo de Roma decidiu bloquear, ao longo das últimas semanas, o acesso aos portos italianos a vários navios de organizações não-governamentais (ONG) que estão envolvidas no resgate de migrantes no mar Mediterrâneo.

"A Itália é um importante aliado na NATO, parceiro eminente no Afeganistão e no Iraque e é crucial para trazer estabilidade na região do Mediterrâneo", indicou uma nota informativa divulgada em finais de junho passado pela Casa Branca quando anunciou a visita de Conte a Washington.

Nesse mesmo mês, durante a última reunião do G7 (grupo das sete maiores economias do mundo) no Canadá, Trump já tinha qualificado o atual primeiro-ministro italiano como "super".

"Ele é muito firme em relação à imigração, como eu", afirmou na altura Donald Trump, que deseja construir um muro na fronteira com o México para combater a imigração ilegal e que adotou uma política migratória de "tolerância zero" que permitiu separar crianças menores indocumentadas dos respetivos pais, igualmente indocumentados, na fronteira entre os Estados Unidos e o território mexicano.

Hoje, e nas mesmas declarações antes da reunião com o primeiro-ministro italiano, o chefe de Estado norte-americano adiantou que o encontro com Giuseppe Conte também iria servir para abordar questões comerciais e militares.

Este encontro ocorre dias depois do compromisso alcançado, na quinta-feira passada, entre Trump e o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude-Juncker, para uma trégua que permita reduzir as crescentes tensões comerciais dos últimos meses entre Washington e a Europa, após a imposição de taxas pelos EUA.