Sociedade

Calor e poeiras de África a caminho. As temperaturas podem ultrapassar os 40 graus

Porto, 29/10/2017 - Onda de calor anormal no mês de Outubro, origina a que as praias de Gaia, Porto e Matosinhos estejam com uma maior afluência para o mês em estamos (Rui Oliveira / Global Imagens) Rui Oliveira / Global Imagens

A temperatura vai subir a partir de hoje, esperando-se valores máximos acima dos normais para a época, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, que alerta também para a chegada de poeiras provenientes do norte de África.

A temperatura vai subir a partir desta terça-feira, esperando-se valores máximos acima dos normais para a época, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, que alerta também para a chegada de poeiras provenientes do norte de África.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma pequena subida da temperatura, que se acentua a partir de quarta-feira, e uma ligeira nebulosidade matinal no litoral oeste.

Segundo o IPMA, os valores da temperatura máxima deverão situar-se acima dos valores normais para a época, genericamente acima dos 35 graus, com exceção da costa sul do Algarve, onde os valores deverão ser da ordem dos 30 graus, e do interior do Alentejo, Vale do Tejo e Beira Baixa, onde se deverão situar entre os 40 e os 45 graus.

Os valores da temperatura mínima têm igualmente tendência para uma subida gradual, atingindo no final da semana valores próximos ou superiores a 20 graus, na generalidade do território.

De acordo com o IPMA, a partir de quarta-feira, são esperadas também poeiras em suspensão, provenientes do norte de África, que deverão afetar a região sul do país, pelo que o céu deverá apresentar um tom amarelado.