A UEFA recebeu toda a documentação solicitada à Federação Portuguesa de Futebol sobre as decisões da última reunião do Conselho de Justiça, mas vai aguardar pela deliberação do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) sobre os recursos de Benfica e Guimarães.
«Posso confirmar que a federação portuguesa já enviou toda a documentação que solicitámos, mas a UEFA decidiu aguardar pela decisão do TAS sobre os recursos do Benfica e Vitória de Guimarães», esclareceu o director de comunicação da UEFA, William Gaillard.
Depois de ser excluído da próxima edição da Liga dos Campeões por ter sido condenado pela Comissão Disciplinar da Liga por dois actos de tentativa de corrupção, pena que não mereceu recurso dos "dragões", o FC Porto foi readmitido na prova porque a UEFA entendeu que o processo ainda não estava encerrado na justiça desportiva portuguesa, por correr um recurso de Pinto da Costa, presidente dos tricampeões nacionais.
Por temer que o caso não ficasse resolvido antes do sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a 01 de Agosto, a UEFA readmitiu o FC Porto a 16 de Junho, mas alertou que o caso poderia ser reapreciado para a época 2009/2010.
Benfica e Vitória de Guimarães contestaram esta decisão e apresentaram recurso junto do TAS, a última instância jurídica internacional no âmbito desportivo, que ouvirá as partes na próxima segunda-feira, em Lausana (Suíça), prevendo-se que tome uma deliberação no dia seguinte.