Ataque aconteceu numa mesquita onde acontece a tradicional oração às sextas-feiras.
Pelo menos 25 pessoas morreram e cerca de 30 ficaram feridas, esta sexta-feira, num ataque suicida a uma mesquita xiita na província de Paktia, no sudeste do Afeganistão, declarou uma fonte oficial à agência de notícias espanhola EFE.
O ataque ocorreu às 13h30 locais (10h00 em Lisboa), numa mesquita para a tradicional oração das sextas-feiras e em que estavam reunidas milhares de pessoas, na cidade de Gardez, capital de Paktia, afirmou o porta-voz do governador provincial, Abdullah Hasrat.
"O número de mortos aumentou para os 25 e há cerca de 30 feridos, ainda que esta seja uma informação inicial", declarou Hasrat.
Os feridos foram transportados para o hospital provincial e vários centros de saúde privados, acrescentou o porta-voz.
O vice-governador da província de Paktia, Abdul Wali Sahi, disse à EFE que a mesquita foi atacada pertence à minoria xiita hazara do país, frequentemente alvo de ataques do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).
Nenhum grupo armado reivindicou, até ao momento, a autoria do ataque.
No dia 22 de abril, um ataque suicida realizado pelo EI contra o centro eleitoral numa zona de Cabul, com grande população da minoria xiita hazara, causou a morte de pelo menos 69 pessoas e 120 feridos.