É um castigo inédito. Bulgária e Roménia podem ser obrigadas a devolver todos os fundos que receberam da União Europeia. A comissão afirma que o dinheiro foi parar às mãos de mafiosos.
A Comissão Europeia prepara-se para apresentar, ao final desta manhã, as conclusões de um relatório sobre o processo de adesão da Bulgária e da Roménia, os dois últimos países a aderir ao clube dos 27.
O dinheiro foi parar às mãos erradas, de acordo com a Comissão Europeia, que pode aplicar esta quarta-feira um castigo inédito à Bulgária e à Roménia.
Os dois países podem ser obrigados a devolver, cêntimo a cêntimo, todos os fundos comunitários que receberam nos últimos anos.
Segundo a imprensa dos dois países, o relatório anual da Comissão Europeia denunciou irregularidades e desvios de fundos por parte dos funcionários do Estado no caso da Bulgária e problemas judiciais que dificultam a aplicação de regras europeias no caso da Roménia.
O relatório desta quarta-feira confirma uma avaliação publicada em Fevereiro, que indicava que tanto a Bulgária como a Roménia não estão a fazer os esforços necessários para se aproximarem das normas europeias.
Estes dois países entraram para a União Europeia em Janeiro de 2007, com a condição de serem rigorosamente vigilados pelas autoridades comunitárias e resolverem problemas de corrupção.