Mundo

Bulgária promete mais empenho nas reformas exigidas por Bruxelas

Bandeira da Bulgária Direitos Reservados

A Bulgária prometeu, esta quarta-feira, mais empenho nas reformas exigidas por Bruxelas e justificou alguns problemas com resistências políticas. Também o governo romeno mostrou vontade em corrigir os problemas apontados pela Comissão Europeia.

O primeiro-ministro búlgaro minimizou, esta quarta-feira, as críticas de Bruxelas quanto à falta de resultados na luta contra a corrupção na Bulgária.

«Devemos tomar medidas» para uma maior «transparência e uma melhor coordenação com a Comissão» Europeia, declarou Serguei Stanichev, acrescentando esperar também «melhorar a comunicação» com o executivo comunitário.

O governante criticou a administração búlgara «de nível intermédio» por «subestimar o papel da Comissão» Europeia e ainda o sistema judicial, por várias falhas e pela morosidade.

«É necessário acelerar os procedimentos. Há processos que se arrastam de forma inaceitável», sublinhou.

Por seu lado, o primeiro-ministro romeno disse que as criticas de Bruxelas às deficiências no combate à corrupção de alto nível no país ajudam «a identificar as soluções» e a «resolver os problemas que permanecem na justiça».

Em comunicado, Calin Tariceanu apelou ao país a «agir com mais determinação perante os problemas existentes», mas sublinhou que o relatório destaca «uma série de evoluções positivas».