Justiça

Governo aplaude «prudência» da Federação no caso da reunião do Conselho de Justiça

Laurentino Dias Lusa

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto aplaudiu, esta quarta-feira, a «prudência» da Federação Portuguesa de Futebol no caso sobre a polémica reunião do Conselho de Justiça. Laurentino Dias adiantou que não vai interferir no trabalho das federações, mas prometeu estar atento.

O Secretário de Estado do Desporto mostrou-se, esta quarta-feira, satisfeito com a decisão de Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de aprovar o parecer de Freitas do Amaral, que considerou válida a reunião do Conselho de Justiça onde foi decidida a descida de divisão do Boavista e a suspensão de dois anos a Pinto da Costa.

Na primeira reacção do Governo depois da FPF aprovar a aplicação do parecer de Freitas do Amaral, Laurentino Dias encarou de forma «positiva» a «prudência» com que a Federação tratou o assunto.

O governante disse ainda esperar que, numa altura em que «a assembleia-geral irá também ser chamada a assumir a sua responsabilidade neste processo, tudo se conjugue para que seja retomada a normalidade» e para que «o futebol se jogue no relvado e não no gabinete».

O Secretário de Estado do Desporto afirmou também que não encontra razões para alguns juristas considerarem que o Governo deva retirar o estatuto de utilidade pública a FPF.

«Não retive até agora e durante todo este processo nenhuma situação que fosse susceptível de pôr em causa o vínculo que há entre a Federação e o Estado», sublinhou.

Laurentino Dias voltou a dizer que o Executivo jamais intervirá em questões próprias dos órgãos de disciplina e de justiça das federações, mas prometeu estar atento à actuação dos mesmos.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto proferiu estas declarações durante um jantar que organizou para homenagear os emblemas que cedem atletas à missão portuguesas aos Jogos Olímpicos de Pequim2008.