Mundo

Pelo menos 13 mortos em sismo nas ilhas de Lombok e Sumbawa

epa06959592 A collapsed mosque is seen after a 6.9 magnitude earthquake in Sembalun, Lombok, West Nusa Tenggara, Indonesia, 20 August 2018. According to media reports, a series of earthquakes have struck Indonesia's Lombok Island, the strongest of which measured 6.9 magnitude and occured the morning of 19 August. So far, at least 10 people have been killed. EPA/STR BEST QUALITY AVAILABLE EPA

Terramoto de magnitude 6,9 destruiu centenas de casas.

Pelo menos 13 pessoas morreram na sequência de vários sismos que abalaram, no domingo, as ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa, indicou hoje um novo balanço das autoridades locais.

O sismo de magnitude 6,9 na escala Richter foi um dos vários registados no nordeste de Lombok, onde se verificaram também aluimentos de terra.

Pelo menos 11 pessoas morreram em Lombok e duas na ilha vizinha de Sumbawa, devido ao desmoronamento de casas ou vítimas de ataque cardíaco, afirmou o porta-voz da agência de Mitigação de Desastres do país, Sutopo Purwo Nugroho.

Mais de 1.800 casas ficaram danificadas, acrescentou o porta-voz.

O epicentro do sismo, de magnitude de 6,9 na escala de Richter, situou-se a cinco quilómetros a sul da cidade de Belanting, no nordeste da ilha.

De acordo com as autoridades indonésias, mais de 460 pessoas morreram e mais de dez mil ficaram feridas nos vários sismos registados nos últimos 20 dias em Lombok, no sul do país.

A Indonésia assenta sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica, que regista cerca de sete mil abalos sísmicos por ano, a maioria dos quais moderados.