Ambiente

Má qualidade da água do Tejo "não tem nenhum risco para a saúde humana"

Barragem do Fratel, Vila Velha de Ródão, 8 de novembro de 2017. A associação ambientalista Quercus disse hoje não ter memória de uma mortandade tão grande de peixes no rio Tejo, como aquela a que assistiu recentemente na zona de Vila Velha de Ródão. A única justificação para a recente mortandade de milhares de peixes no rio Tejo, junto a Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, prende-se, provavelmente, com uma concentração de várias descargas poluentes e com a diminuição do caudal do rio. (ACOMPANHA TEXTO) ANTÓNIO JOSÉ/LUSA António José /Lusa

A Agência Portuguesa do Ambiente alertou para qualidade imprópria da água na barragem do Fratel, na fronteira entre os distritos de Portalegre e de Castelo Branco.

A garantia é do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA): a má qualidade da água do Tejo "não não tem nenhum risco para a saúde humana"

A APA alertou para qualidade imprópria da água na barragem do Fratel, na fronteira entre os distritos de Portalegre e de Castelo Branco, um aviso que chegou à Direção-Geral de Saúde e à Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL).

De acordo com Nuno Lacasta, "menos arejamento da albufeira pode potenciar riscos em termos de fauna piscícola - para a sua subsistência e sobrevivência - e também as temperaturas elevadas no distrito de Castelo Branco poderão determinar a ocorrência de afloramentos de algas que tapam o sol e não permitem o arejamento da albufeira e consequentemente levam à deterioração da qualidade da água."

A situação não põe, no entanto, a saúde humana em causa: "O que estamos a fazer é informar o público. Esta situação não tem nenhum risco para a saúde humana. Tem, de facto, riscos em termos de fauna piscícola."

Não é possível fazer uma previsão do tempo que demorará até que esta situação tenha um impacto efetivo na diminuição dos peixes, mas Nuno Lacasta defende que é preciso tomar medidas com urgência.

"O que é importante neste momento é concentrarmo-nos, em articulação com as autoridades espanholas, em medidas de gestão que permitam potenciar arejamento da linha de água e da albufeira", remata.