Robert Mugabe disse, esta segunda-feira, que «os pontos difíceis serão resolvidos» nas negociações em curso sobre uma partilha do poder no Zimbabué, com o líder da oposição Morgan Tsvangirai.
O mais velho chefe de Estado de África, de 84 anos, 28 dos quais no poder, acrescentou que as negociações, realizadas na presença do mediador sul-africano Thabo Mbeki, ficarão concluídas terça-feira, mas escusou-se a identificar as questões litigiosas.
Tsvangirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática, que obteve uma vitória histórica nas eleições gerais de 29 de Março, permaneceu no hotel após a partida do chefe de Estado.
Os líderes políticos encetaram domingo discussões ao mais alto nível para tentar finalizar um acordo que permita fazer sair o país da paralisia, agravada após a derrota do regime, que perdeu o controlo do Parlamento.
Mugabe foi reeleito na segunda volta das presidenciais, a 27 de Junho, num escrutínio em que foi o único candidato, depois de o seu opositor se ter retirado devido à violência desencadeada contra os seus apoiantes após 29 de Março.