Mundo

Tufão no Japão faz pelo menos sete mortos e mais de 200 feridos

EPA/KIMIMASA

Chegou, devastador, a solo japonês o tufão mais forte dos últimos 25 anos no país.

Pelo menos 7 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência do tufão Jebi que deixou quase 2 milhões de casas sem eletricidade. Segundo o jornal Japan Times, os ventos e a chuva torrencial já provocaram a queda de uma ponte na região de Osaka. Centenas de voos foram cancelados e muitos transportes suspenderam as viagens, incluindo os comboios de alta velocidade

Além das companhias aéreas, que cancelaram mais de 600 voos esta terça-feira, os serviços de comboio locais e as linhas de alta velocidade, como a rota Osaka-Hiroshima, foram suspensos.

Algumas empresas recomendaram que os funcionários trabalhem em casa, as escolas encerraram e a atividade comercial foi interrompida, como o parque temático Universal Studios Japan em Osaka, relatou a agência de notícias japonesa Kyodo.

A pressão atmosférica detetada e as rajadas de vento até 216 quilómetros por hora, provocadas pelo tufão, levaram a agência a descrevê-lo como o mais poderoso que chega ao arquipélago nesta temporada e o mais forte em 25 anos, se mantivesse a mesma intensidade quando chegar a terra.

O Japão foi atingido por vários tufões e chuvas torrenciais este verão.

Uma grande parte do oeste do Japão foi atingida no início de julho por fortes inundações e deslizamentos de terra que resultaram na morte de mais de 200 pessoas e milhares de desalojados, naquele que foi considerado o mais grave desastre meteorológico no país desde 1982.

Notícia atualizada às 15h45