A portuguesa Ana Cabecinha garantiu o oitavo lugar nos 20km marcha dos Jogos Olímpicos de Pequim, com Vera Santos a cortar a meta na décima posição. A veterana Susana Feitor não terminou a prova.
A portuguesa Ana Cabecinha conseguiu o oitavo lugar nos 20km marcha dos Jogos Olímpicos ao completar a prova em 1:27.46 horas, o que constitui nova melhor marca nacional na distância, tempo feito sob forte chuva.
A atleta algarvia por pouco que poderia ter chegado ao sexto lugar, mas a espanhola Maria Vasco e a irlandesa Olive Loughnane acabaram por conseguir superiorizar-se à portuguesa por dois e um segundo, respectivamente.
Com esta marca, Ana Cabecinha bateu a marca que estava desde 2001 na posse de Susana Feitor, outra das portuguesas em competição, mas que não conseguiu completar a prova.
Por seu turno, Vera Santos acabou esta prova na décima posição, com o tempo de 1:28.14 horas, a quase dois minutos da vencedora, a russa Olga Kaniskina, que repetiu assim o triunfo dos Mundiais de Atletismo de 2007, em Osaca.
Já a norueguesa Kjersti Tysse Platzer repetiu a prata alcançada nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, ao passo que a italiana Rlisa Rigaudo acabou com a medalha de bronze.