Jogos Olímpicos

Nelson Évora recebe medalha com sorriso rasgado, familia emocionada acompanha cerimónia

Nelson Évora Lusa

Nelson Évora recebeu, esta sexta-feira em Pequim, a medalha de ouros do triplo salto, com um grande sorriso e com os olhos postos na bandeira portuguesa. A TSF testemunhou a cerimónia junto da família do atleta e deu conta das lágrimas de emoção da mãe.

Nelson Évora recebeu, esta sexta-feira, no Estádio Olímpico de Pequim, a medalha de ouros do triplo salto, que conquistou ao alcançar a marca de 17,67 metros, com um rasgado sorriso e uma postura muito serena.

Durante a colocação do hino português em Pequim, o campeão olímpico manteve um sorriso rasgado e os olhos postos na bandeira portuguesa, que foi hasteada entre as bandeiras do Reino Unido e a das Bahamas.

A felicidade e a calma que mostrou esta sexta-feira contrastou com as lágrimas de emoção que soltou quinta-feira, após conseguir a melhor marca no triplo salto, ultrapassando o britânico Philips Idowo (17,62 metros) e Leevan Sands, das Bahamas (17,59 metros).

Família acompanha cerimónia com emoção

Durante a cerimónia protocolar da entrega das medalhas, a reportagem da TSF esteve na casa de Nelson Évora, em Odivelas, a testemunhar a emoção da família e dos amigos reunidos.

Envolta em lágrimas de emoção, a mãe Élida Évora manifestou «muita alegria», mas também alguma tristeza por estar longe do filho.

O pai do atleta, que se encontra hospitalizado, obteve melhorias após saber do resultado conquistado pelo atleta, sendo que deverá ter alta na próxima semana.

Nélson Évora tinha prometido ao pai trazer uma medalha de Pequim mas ninguém na família esperava que fosse de ouro.

Já José Figueiredo, vizinho de Nelson Évora, disse à TSF que o atleta é «um campeão dentro e fora das pistas» e revelou que está a ser preparada uma surpresa para o campeão.

Em cem anos de Jogos Olímpicos, esta foi a quarta vez que se ouviu o hino nacional neste tipo de competição.