Carlos Lopes assistiu, esta madrugada, em Pequim à queda do recorde olímpico da maratona que lhe pertencia há 24 anos desde os Jogos Olímpicos de Los Angeles. O queniano Samuel Kamau Wansiru venceu a maratona olímpica e melhorou o recorde do português em quase três minutos.
Na derradeira prova do programa de atletismo, Samuel Kamau Wansiru, uma das grandes revelações do Quénia, cumpriu a prova em 2:06:32 horas, superando as 2:09.21 de Carlos Lopes, que, a 12 de Agosto de 1984, deu aprimeira medalha de ouro a Portugal.
Mais de duas décadas depois, Carlos Lopes deu os parabéns ao novo campeão e recordista olímpico. O campeão olímpico português confessou à TSF que a quebra do recorde tanto tempo depois não é surpresa.
Dois portugueses participaram na maratona olímpica. Paulo Gomes foi 30º e Helder Ornelas ficou no lugar 46º.
O marroquino Jaouad Gharib, campeão do Mundo em 2003 e 2005, conquistou a medalha de prata, com 2:07:16, enquanto o etíope Tsegay Kebede arrebatou o bronze, com 2:10.00.
Os jogos olímpicos chegam este domingo ao fim. A cerimónia de encerramento está marcada para as 13:00 no Estádio Ninho de Pássaro, em Pequim.