Mundo

Presidente do Parlamento Europeu diz que Portugal "é crucial" no diálogo com África

This browser does not support the video element.

António Tajani vai estar em Portugal, na próxima semana, a 27 e 28 de setembro, com o dossiê as migrações como um dos tópicos da agenda.

O presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, disse estar a contar com Portugal, enquanto parceiro importante, no diálogo com África. "A posição de Portugal é crucial, pois Portugal conhece bastante bem aquele continente - Angola e Moçambique são importantes amigos de Portugal", afirmou à TSF, à margem da cimeira de Salzburgo, adiantando que está à espera que haja avanços no dossiê das migrações, e conta com Portugal.

"Estarei em Portugal antes do fim do mês e quero colocar na agenda a estratégia europeia em África", disse.

"Precisamos de decidir sobre a reforma [das convenções] de Dublin. É possível fazê-lo com uma maioria qualificada, precisamos de decidir um plano Marshal para África", afirmou Tajani, tendo também vincado que a União Europeia tem de investir "mais dinheiro" no continente africano.

"Precisamos de investir mais dinheiro. Na minha opinião seriam cerca de 40 ou 50 mil milhões. A China decidiu, há duas semanas, investir 60 mil milhões. Creio que é uma mensagem clara, se quisermos reduzir as migrações. Veremos no próximo ano", disse

João Francisco Guerreiro