Mundo

Florida decreta estado de emergência à espera do furacão Michael

epa07077821 People swim in the turbulent sea at a beach in Cancun, Quintana Roo, Mexico, 07 October 2018. Tropical depression 14 that was moving to Florida through the Gulf of Mexico has turned into tropical storm Michael, the National Hurricane Center (NHC) reported. EPA/ALONSO CUPUL EPA

Tempestade Michael transformou-se em furacão a caminho dos Estados Unidos.

A tempestade Michael ganhou força e subiu para a categoria de furacão, numa altura em que está a chegar ao Golfo do México, tendo os seus efeitos começado já a ser sentidos em Cuba, com chuva intensa e ventos fortes.

Segundo os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões norte-americano, o Michael pode tornar-se num grande furacão, com ventos de cerca de 178 quilómetros por hora na terça-feira, antes de chegar aos Estados Unidos, o que está previsto para quarta-feira.

O furacão vai passar dois a três dias no Golfo do México, que tem águas quentes e condições atmosféricas favoráveis para que cresça.

"Existe a possibilidade real de o Michael aumentar a sua força para um grande furacão", disse o meteorologista Robbie Berg.

No mais recente ponto de situação, o furacão estava a provocar ventos de 129 quilómetros por hora e a mover-se a uma velocidade de 14 quilómetros por hora.

O furacão estava localizado a 48 quilómetros da ponta oeste de Cuba e a 837 quilómetros a sul de Apalachicola, na Florida. Ventos fortes e chuva intensa já estão a atingir Cuba.

Nos Estados Unidos, o governador Kay Ivey já declarou estado de emergência no Alabama.

É esperado que o furacão, atualmente na ponta oeste de Cuba, chegue à Florida e afete, em especial, partes do sul do Alabama.