Arte

Dentro da Cabeça de Stravinsky

Bruno Simão

iTMOI, In The Mind Of Igor, do coreografo Akram khan, da Companhia Nacional de Bailado, a partir de amanhã, em apenas quatro apresentações.

O coreografo quer entrar na cabeça de Stravinsky, quando apresentou a Sagração da Primavera, apresentou-se ao sacrifício da própria carreira em vez da virgem que ía ser sacrificada na peça. Lourenço Ferreira é um dos bailarinos da frente deste espetáculo e fala neste ponto da iTMOI in the Mind of Igor. Este é o sacrifício supremo de Stravinsky, na cabeça de Akram Khan, a dança tem hoje muitas danças, muitos mundos mas o bailarino Lourenço Ferreira diz que há muito de novo nesta peça. Para criar o som da peça o coreografo socorresse de três compositores, todos diferentes, para criar vários momentos, Nitin Sawhney, Jocelyn Pook e Ben Frost. Entrar na cabeç ade Stravinsky como se pudessemos entrar na cabeça do coreografo, é sabido a imaginação é muito selvagem e ode não obedecer a regras.

Akram Khan Direção artística e Coreografia, Nitin Sawhney, Jocelyn Pook e/and Ben Frost Música original, Matt Deely Cenografia, Kimie Nakano Figurinos,Fabiana Piccioli Desenho de luz,

Ruth Little Dramaturgia, Joel Jenkins Pesquisas, Nicolas Faure Desenho de som, Artistas da Companhia Nacional de Bailado, InterpretaçãoFigurinos executados no atelier de guarda-roupa da CNB sob a orientação da Mestra Paula Marinho.

iTMOI, In The Mind Of Igor, do coreografo Akram Khan, pela Companhia Nacional de Bailado, amanhã à noite no teatro Camões, no Parque das Nações, em Lisboa, e fica apenas até domingo, 14 de Outubro.