Pastel de nata, café português, sardinhas, vinhos e até azulejos. Pela descrição poderíamos estar em qualquer ponto de Portugal, mas não, estamos mesmo em Cracóvia, na Polónia.
Não é difícil encontrar portugueses em Cracóvia, visto que há muitos a estudar e alguns a trabalhar mas encontrar um café que venda pastéis de nata... é muito difícil. Até porque na verdade só há um.
A TSF esteve no Café Lisboa, no centro da cidade de Cracóvia, na Polónia, num café que vende pastéis de nata feitos na hora.
O estabelecimento tem todo o aspeto de café português - azulejos nas paredes, chávenas de café portuguesas, retratos da cidade de Lisboa (destacando-se uma grande imagem da ponte 25 de Abril) e até no exterior, à entrada, aparece a palavra "esplanada".
Para além de que, quando estamos sentados a beber um café expresso e a comer um pastel de nata, ouvimos fado. Mas não só. Este local ainda é mais especial porque todas as sextas-feiras e sábados à noite, o jardim do café, nas traseiras, recebe dois portugueses que cantam e tocam ao vivo música do nosso país.
Marta, uma jovem mulher polaca, é a dona do Café de Lisboa de Cracóvia. Viaja várias vezes para Portugal mas foi há três anos, quando esteve pela primeira vez em Lisboa, que tudo mudou: "apaixonei-me por tudo, especialmente pelos pastéis de nata. Tinha que os "trazer" para a Polónia."
Quando nos sentamos no Café Lisboa de Cracóvia e olhamos para o menu (azul - da cor dos azulejos - e com tudo traduzido para português) sentimo-nos em Portugal. "Vendemos sobretudo pastéis de nata (feitos na hora), café português, mas também azeitonas, sardinhas, enchidos, vinho, tudo produtos importados de Portugal", sublinha Marta.
Entrar no café e logo em frente ver os pastéis a "nascerem", tal como acontece em muitas casas de pastéis de nata em Portugal, é uma das atrações do Café Lisboa de Cracóvia para os diversos clientes que aparecem: "a maior parte dos clientes são polacos mas também recebemos muitos portugueses, tanto jovens que estudam na cidade, como turistas, que passam por aqui e dizem que adoram os nossos pastéis de nata".