Timor Leste

Madalena Boavida toma posse nas Finanças

A nova ministra das Finanças timorense tomou posse, esta terça-feira, no intervalo de um Conselho de Ministros. Madalena Boavida era a Directora Financeira da Autoridade Conjunta para Timor Gap.

Maria Madalena Brites Boavida tomou posse, esta terça-feira, como ministra das Finanças de Timor Leste, substituindo no cargo Fernanda Borges, que saiu em divergência com o Banco Mundial.

Na altura da posse, dada no intervalo de uma reunião do Conselho de Ministros timorense, Sérgio Vieira de Mello salientou as dificuldades em que a antiga ministra executou o seu trabalho e a importância acrescida da pasta das Finanças em Timor, já que o território tem estruturas e capacidades ainda insuficientes.

O ministro-chefe timorense, Mari Alkatiri, preferiu falar da nova titular da pasta das Finanças como uma militante da FRETILIN que se integra no espírito de equipa que o governo defende, destacando também a sua coragem ao aceitar o cargo 14 dias antes de uma reunião de doadores e a 20 da independência.

Madalena Boavida ocupava até agora o cargo de Directora Financeira da Autoridade Conjunta para Timor Gap, uma entidade criada por timorenses e australianos para administrar os recursos petrolíferos e de gás natural do Mar de Timor.