Liga

Belenenses impõe empate aos «leões»

O Belenenses e o Sporting empataram 0-0, este sábado no Restelo, num jogo marcado pela expulsão infantil de Carlos Martins, na segunda parte da partida. O Sporting mantém assim o segundo posto, agora com 33 pontos.

O Belenenses impôs, este sábado, um empate sem golos ao Sporting, no terceiro jogo da 15ª jornada da Liga de futebol, no estádio do Restelo, numa partida marcada pela expulsão infantil de Carlos Martins, durante a segunda parte.

O treinador do Sporting, Paulo Bento, apresentou-se a jogar em 4x3x3, um esquema táctico semelhante ao do Belenenses, o que fez com que a partida fosse disputada essencialmente a meio-campo.

A primeira parte começou com uma equipa leonina atacante que esbarrou na ágil de defesa do Belenenses.

Os lances de destaque do primeiro tempo ocorreram aos 12 minutos, com a anulação de um golo do Belenenses, depois do médio Mancuso ter introduzido a bola com a mão na baliza de Tiago.

Aos 37 minutos, um remate perigoso de João Moutinho, na sequência de um centro do brasileiro Liedson, conferiu o segundo momento de perigo da partida.

No segundo tempo, o Belenenses acabou por revelar-se mais perigoso, como no lance de Silas, aos 52 minutos, que recebeu uma bola passada por Ruben Amorim e atirou-a para a baliza. Uma situação onde Polga valou ao Sporting ao tirar a bola em cima da linha de golo.

Aos 67 minutos de jogo, uma infantilidade de Carlos Martins podia ter deitado tudo a perder. O médio do Sporting foi expulso com o segundo cartão amarelo, um minuto depois de ter sido castigado com o primeiro cartão.

A jogar com mais um jogador em campo, o Belenenses começou a assumir a partida, criando várias jogadas de perigo, com destaque para um remate de Cândido Costa, aos 89 minutos.

Para Paulo Bento, treinador do Sporting, o empate foi um «resultado justo», já que os «leões» não fez a «exibição» esperada.

Com este empate a zero, o Sporting termina a primeira volta, mantendo o segundo posto, agora com 33 pontos, embora corrando o risco de ver o FC Porto aumentar para sete pontos a sua vantagem na liderança do campeonato, caso ganhe ao Desportivo das Aves, penúltimo classificado, este domingo.

No estádio do Restelo, em Lisboa, perante cerca de oito mil espectadores, num jogo arbitrado por Jorge Sousa (Porto), as equipas alinharam da seguinte forma:

Belenenses: Costinha, Cândido Costa, Rolando, Nivaldo, Ruben Amorim, Mancuso (Amaral, 77), Eliseu (Pinheiro, 87), Zé Pedro, Rodrigo Alvim, Roma (Dady, 60) e Silas

Suplentes: Marco Gonçalves, Amaral, Vasco Faísca, Sousa, Pinheiro, Gonçalo Brandão e Dady.

Sporting: Tiago, Caneira, Tonel, Polga, Ronny (Miguel Veloso, 71), Custódio, Moutinho, Farnerud (Yannick, 46), Carlos Martins, Alecsandro (Pereirinha, 72) e Liedson.

Suplentes: Rui Patrício, Yannick, Miguel Veloso, Pereirinha,

Romagnoli, Abel e Bueno

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Mancuso (12), Ronny (36), Polga (65), Carlos Martins (66 e 67), Liedson (80) e Ruben Amorim (87). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Carlos Martins (67).