O ano de 2003 poderá ser o mais quente de toda a História: o Centro de Meteorologia britânico chegou à conclusão que a temperatura terrestre deverá aumentar cerca de 0,55 graus em relação à média registada entre 1961 e 1990.
Corpo do artigo
Nem mesmo 1998, um ano deveras quente graças ao efeito provocado pelo fenómeno climático «El Niño», se atingiu temperaturas como as que o Centro de Meteorologia Hadley prevê para o próximo ano. Segundo os especialistas, 2003 poderá mesmo ser o ano mais quente da História.
Já 2002 foi o segundo ano mais quente de toda a história documentada. Aliás, no geral, as estatísticas indicam que o período que vai desde o início dos anos 90 até aos dias de hoje inclui nove dos dez anos mais quentes de todos os tempos.
«Globalmente, os anos mais quentes surgem nas últimas fases dos fenómenos derivados do 'El Niño'», explicou Phil Jones, um especialista do Centro Hadley, acrescentando que como «na actualidade se está a produzir um efeito do 'El Niño', é de esperar que 2003 seja mais quente do que o ano que termina».
As temperaturas médias globais já aumentaram mais de 0,6 graus centígrados nos últimos 100 anos. Uma das justificações possível para o calor registado no último meio século prende-se com determinadas actividades humanas, tais como a combustão petrolífera e fóssil.