A operação «Milénio» já está na estrada. A Brigada de Trânsito avança com os melhores percursos para quem vai viajar durante o Natal e passagem de ano.
Corpo do artigo
Para quem vai viajar no Natal e passagem de ano, a Brigada de Trânsito já avançou com os melhores percursos, salientando os dias que poderão ser mais complicados para conduzir. Os dias 22 , 25 e 26 de Dezembro vão ser críticos, assim como os dias 29, 30 e 31 de Dezembro, 1 e 2 de Janeiro.
Quem viaja de Lisboa para o Norte:
É aconselhável seguir pela AE do Norte (A1) ou EN 1 (IC2), podendo a partir de Leiria utilizar a EN109 (IC1), por Figueira da Foz - Aveiro - Espinho e Porto. Em alternativa, pode entrar pela AE Loures (A8) até ao Bombarral. A partir daí, prossiga pela EN8 (IC1), passando por Óbidos - Caldas da Rainha - Alcobaça até São Jorge, onde deverá seguir pela EN1 (IC2) até Leiria, e seguidamente pela EN109 (IC1) até Espinho.
Para quem vai do Porto para Valença (fronteira):
Pode utilizar o IC1 / EN13 até Viana do Castelo, seguindo a partir daí em direcção a Valença. Como alternativa, pode optar pela A3, por Braga, Ponte de Lima e Valença.
Quem viaja de Lisboa para o Nordeste Transmontano:
Pode tomar o AE do Norte (A1) até Coimbra, tomando o IP3 em direcção a Viseu e aqui tomar o IP5 até Celorico da Beira. A partir daqui, utilize a EN102 por Vila Nova de Foz Côa - Macedo de Cavaleiros - IP4 - Bragança. Pode tomar como alternativa a A1 até Aveiro, e a partir daí o IP5 em direcção a Viseu - Mangualde, até Celorico da Beira. O percurso seguinte é igual ao anterior.
De Lisboa para a Beira Alta:
Pode tomar a A1 ou EN1 até Albergaria-a-Velha. A partir daí, tome o IP5 para seguir até Vilar Formoso. Como alternativa, tem a A1 ou EN1 até Coimbra, e depois seguir a EN17 (Estrada da Beira - IC6) até Celorico da Beira, podendo prosseguir pelo IP5.
De Lisboa para a Beira Baixa:
Pode tomar a A1 até ao nó de Torres Novas, tomando aí o IP6 até Abrantes. Depois, siga pela EN118 (Gavião), passando pelo cruzamento de Arez / Barragem do Fratel, seguindo o IP2 até Castelo Branco. Uma outra opção será tomar a A1 até Vila Franca de Xira, seguindo depois pela EN110 até ao Infantado e a partir daí, pela EN119 (IC13 - Coruche / Mora), tomando a EN2 (Ponte de Sôr) e a EN244 até ao Gavião. Aqui siga em frente até ao cruzamento Arez / Barragem do Fratel (EN118), seguindo depois pelo IP2 até Castelo Branco.
Para quem viaja de Lisboa para o Centro do país:
Tem dois percursos alternativos, ou pela A1 até ao nó de Torres Novas, seguindo pelo IP6 até ao Entroncamento, tomando depois a EN110 (IC3) em direcção a Tomar e depois em Coimbra, por Penela e Condeixa. Se optar pelo percurso A1 até Pombal, prossegue depois pelo IC8 em direcção a Pedrogão Grande - Sertã e Proença-a-Nova.
De Lisboa para Elvas:
Tome a AE do Sul (A2)A6 em direcção ao Caia. Como alternativa, pode iniciar a viagem pela Ponte Vasco da Gama, seguindo depois pela A12, A6 até ao Caia. Ou então pode tomar a A1 até Vila Franca de Xira, seguindo depois pela EN10, via Infantado, até Pegões. A partir daqui, tome a EN4 em direcção a Vendas Novas - Montemor-o-Novo - Estremoz - Elvas.
De Lisboa para o Algarve:
Opte pela Ponte 25 de Abril / A2 até Grândola-Sul, seguindo o IC1 por Ourique, São Marcos da Serra - São Bartolomeu de Messines até Ferreiras, onde poderá tomar a EN125 e seguir em direcçãoa a Portimão e Lagos, ou então pela EN124, por Silves, em direcção a Portimão. Como alternativa, pode tomar a Ponte Vasco da Gama - A12 e seguir o mesmo itinerário.
Indicações da Brigada de Trânsito
Segundo informações da Brigada de Trânsito ao tsfnoticias.com, os itinerários que estarão com tolerância zero são:
EN10, EN1 (IC2), EN125, IP5, IC1 e IP4. No início de cada troço há a indicação de que se trata de uma estrada com tolerância zero.
A Brigada de Trânsito recomenda aos automobilistas, devido às condições meteorológicas, muita prudência, reduzir a velocidade, aumentar a distância de segurança entre veículos, acender médios sempre que se verifique muita chuva, assim como acender intermitentes sempre que haja nevoeiro.
Antes de iniciar a viagem, verificar se as escovas do limpa-vidros e desembaciadores estão operacionais.
Quanto à fiscalização, os agentes da Brigada de Trânsito vão ter particular atenção à velocidade, obrigatoriedade de cintos de segurança, quer à frente, quer atrás, Iluminação de veículos, sinalização de manobras e álcool.