«A Costa dos Murmúrios», de Margarida Cardoso, integra a secção «Venice Days», no âmbito da 61ª Mostra Internacional de Cinema de Veneza (Itália), a decorrer em Setembro.
Corpo do artigo
O filme, baseado na obra homónima da escritora Lídia Jorge, será exibido numa nova secção do festival à semelhança da iniciativa «Quinzena dos Realizadores», do Festival Internacional de Cinema de Cannes (França).
A secção, que decorre entre os dias 02 e 11 de Setembro à margem da mostra de cinema de Veneza, destina-se a revelar, sobretudo, primeiras obras de realizadores europeus.
Os filmes que integram o «Venice Days» competem pelo «European Cinema Label Award» para a promoção do cinema na Europa.
Dirigido por Giorgio Gosetti, o «Venice Days» é organizado pela Associação Nacional de Realizadores Cinematográficos e pela Associação de Realizadores e Produtores Independentes.
Retrato da guerra colonial
«A Costa dos Murmúrios», que deverá estrear em Portugal ainda este ano, fecha a secção no dia 11.
Com Beatriz Batarda, Filipe Duarte, Mónica Calle e Adriano Luz no elenco, «A Costa dos Murmúrios» traça um retrato da guerra colonial e da presença portuguesa em Moçambique através da história de Evita e Luís, a cumprir o serviço militar no país.
Depois de perceber «que Luís já não é o mesmo e que, perturbado pela guerra, se transformou num triste imitador do seu capitão, Forza Leal», Evita fica sozinha e no desespero «num tempo de guerra, perca e culpa», refere a realizadora na sinopse.
O filme, rodado entre Lisboa e Moçambique, teve o apoio financeiro do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, RTP e Instituto Camões e foi co-produzido por Filmes do Tejo, ZDF (Alemanha) e Les Films de L´Après-Midi (França).
Esta é a primeira longa-metragem de ficção de Margarida Cardoso, que rodou também os documentários «Kuxa Kanema - O Nascimento do Cinema» (2002) e «Com Quase Nada (Brincar em Cabo Verde)» (2000).
Margarida Cardoso é autora ainda das curtas-metragens «Dois Dragões» (1996), «Do outro Lado» (1999), «Entre Nós» (1999) e «Natal 71» (1999).
A Mostra Internacional de Cinema de Veneza (Itália) abre a 01 de Setembro e distinguirá Manoel de Oliveira com o Leão de Ouro de carreira.