Continua o balanço do ano de 2000, dos seus filmes e do(s) cinema(s) que andam para aí. O cinema português parece estar de boa saúde, mesmo o público português poderá eleger um filme nacional como o melhor de 2000.
Começamos pelo cinema português e o irreverente «Fantasma» de João Pedro Rodrigues. Seguimos com um dos grandes casos do ano «Magnólia», a reinvenção dos clássicos para o nosso tempo. A contagem dos melhores momentos cinematográficos de 2000 prossegue com um caso sério de originalidade.
O realizador Spike Jonze passou do mundo dos telediscos directamente para os óscares, o filme «Queres ser John Malkovitch?» ganhou de imediato um lugar na história.
Amanhã a contagem dos melhores do ano passa por um dos filmes que pode estar na cerimónia dos oscares em Março, «Dancer in the dark» the Lars Von Trier.
Na próxima semana vamos ainda passar em revista filmes como «A Fuga das
Galinhas», «Rosetta», «Romance» e «Por um fio».
Deixamos mais uma vez o convite para participar na escolha do melhor filme
do ano em www.tsfnoticias.com. Os resultados da votação serão divulgados no próximo dia 7 de Janeiro.
O novo filme de Tom Hanks entrou directamente para o número da tabela de
cotações nas bilheteiras norte americanas.
«Cast Away», beneficiou do fim de semana prolongado por causa do Natal. Em quatro dias a história do naufrago Tom Hanks, conseguiu mais de 40 milhões de doláres de receitas, ou seja a caminho dos 9 milhões de contos.
Da ultima vez que um filme beneficiou do facto do Natal acontecer colado a
um fim de semana, foi em 1995, o filme foi «Waiting to exhale», que não foi
além dos 14 milhões de doláres.