É lançado, segunda-feira, na FNAC do Colombo, o livro «A História de Suleiman», do actor e autor Álvaro Faria. Escrita inicialmente como um monólogo de teatro, levado à cena em 1984, esta história inclui dentro de si cinco outras.
Corpo do artigo
Embora originalmente escrita como um monólogo de teatro, que foi levado à cena em 1984, «A História de Suleiman» pode ser lida como uma simples narrativa. Numa estrutura semelhante à de «As Mil e Uma Noites», trata-se de uma história que tem dentro de si cinco outras.
«Deitemo-nos então, à sombra da árvore mais próxima e escutemos a história do jovem que ainda ria, o aviso do velho triste, as palavras do caminho da água e, claro, a história do homem que era leitor», afirma Rui Zink na contracapa de «A História de Suleiman».
«Álvaro Faria é ele próprio um homem das Arábias. Ele há o grande mestre de xadrez. Ele há o dramaturgo. O actor. E como se pode ver neste livro, o encantador de palavras», acrescenta o escritor Rui Zink.
A apresentação estará a cargo de Alice Vieira e conta com a colaboração de Luísa Ortigoso (leitura de um texto), grupo Black Coffe (música) e Telmo Martins e Carlos Oliveira (vídeo).
O livro contém ilustrações de António Casimiro, Guerra Conde, Inês Ramos, Alexandre Oliveira, Pedro Soares, Bruno Abreu e Inês Marques.
Álvaro Faria, actor e autor
Sobretudo conhecido como actor, com uma longa carreira em teatro e televisão (destacando-se a série «Jornalistas», em que foi protagonista), Álvaro Faria é também autor, com uma produção diversificada por vários campos.
De 12 textos seus já levados à cena (cinco em co-autoria), é este o primeiro a ser publicado. Álvaro Faria nasceu em 1954.