O Coro Cantabile leva a música de Natal à Baixa lisboeta e ao Chiado nas tardes deste domingo e desta segunda-feira.
Corpo do artigo
«Noite Feliz», «O Menino Está Dormindo» e «White Christmas» são alguns dos clássicos de Natal que podem ser ouvidos neste domingo, pelas 15:00, na Rua Garrett, no Chiado, ou na segunda-feira, às 17:00, na Rua Augusta, na Baixa.
O Coro Cantabile (na imagem), dirigido pelo maestro Fernando Cardos, propõe sonoridades que vão desde a polifonia do século XIV até às canções de filmes, passando pelos espirituais negros, coros de óperas e oratórias, música sacra, popular e erudita.
O projecto, constituído pelos melhores elementos seleccionados durante três décadas a partir de outros grupos corais, surgiu com esta designação apenas em 2000. Logo nesse ano participou nas cerimónias comemorativas dos quinhentos anos da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, com actuações no Parque das Nações e em Belmonte, berço do navegador português, interpretando música da época.
Apesar da sua breve história, o Coro Cantabile já conhece o público das pequenas capelas de aldeia e das catedrais, das ruas e das grandes salas, frequentes que são os convites para cantar em cerimónias, quer religiosas quer profanas.
O Coro Cantabile é constituído por elementos com diversas profissões e de diversas idades, resultando numa mistura de juventude e experiência, de talento e capacidade técnica. Quem fica a ganhar é o público.