Os três astronautas que «habitam» a estação Alfa vão voltar a terra firme. No seu lugar uma nova equipa, a «Expedição Três», que se dirige para a Estação Espacial Internacional a bordo do «Discovery». O encontro deverá acontecer sobre Oceano Índico, ao final da tarde.
Corpo do artigo
O «Discovery» chegará dentro de algumas horas à Estação Espacial Internacional (EEI), com uma nova equipa para render a tripulação do complexo. Os três astronautas que vivem actualmente na Estação Alfa, o russo Yuri Usachev e os norte americanos Susan Helms e Jim Voss, serão substituídos pela «Expedição Três», integrada pelo comandante Frank Culbertson, o piloto Vladimir Dezhurov e o engenheiro de voo Mikhail Tyurin.
O encontro dos dois engenhos espaciais terá lugar sobre o Oceano Índico, a Noroeste da Austrália às 19:37 (hora de Lisboa).
A «Discovery» partiu sexta-feira da Terra, mais exactamente do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral. O transbordador transporta também o módulo re-utilizável «Leonardo», de fabrico italiano, com equipamentos para realizar experiências e trará para a Terra o material em sobra e resíduos.
Os três astronautas da «Expedição Dois» vivem na EEI desde 9 de Março. A sua estadia foi algo mais longa do que o previsto, devido aos contratempos surgidos com o braço mecânico «Canadarm 2».