Para uma boa alimentação e em especial com bom humor, foi lançado em Inglaterra um manual que estabelece a relação entre o que comemos e a nossa disposição. O chocolate não nos faz sentir melhor, ao contrário das abóboras, salmão e damascos, diz o livro.
Corpo do artigo
Há alimentos que quando combinados na mesma refeição nos tornam mais sorridentes. No inquérito que serviu de base a este livro, 25 por cento das pessoas disseram que o chocolate as deixava bem dispostas. Nada mais errado, o chocolate não está na lista dos recomendados para a boa disposição.
Os autores do estudo criaram uma lista de alimentos que, quando cumprida à regra, afasta os maus humores. Por exemplo, vegetais pode combinar à vontade, mas no topo da lista para a boa disposição estão as abóboras.
No peixes pode escolher entre sardinhas, atum ou salmão, sendo que este tipo de peixe é sempre preferível de combinar com salada de alface.
As melhores frutas são as bananas, damascos e abacates e entre os frutos secos destacam-se as nozes.
Pode ainda comer à vontade bolos de aveia e abusar das pevides, óptimas para afastar o mau humor, pode ler-se no manual.
A combinação destas comidas faz com que os açucares se libertem lentamente, em contraste do que acontece com o chocolate e com a cafeína. Nestes casos, há um estímulo inicial muito forte mas logo a seguir há uma quebra e o estado de espírito volta, não à estaca zero, mas a campo negativo.