O ministro Vieira da Silva esteve esta quarta-feira no Fórum TSF onde respondeu a algumas perguntas dos ouvintes. Em antena, o ministro da Segurança Social admitiu que o desemprego é o maior desafio do Governo, e indicou que o abono pré-natal já abrange 55 mil mulheres.
Corpo do artigo
Respondendo a uma questão de um ouvinte, Vieira da Silva admitiu que o «desemprego constitui o desafio mais importante» para o Governo.
«Vários membros do Governo e o próprio primeiro primeiro-ministro já admitiram que essa é a principal prioridade do nosso Governo», sublinha.
Sobre o abono de grávidas, que o Governo pôs em funcionamento em Outubro de 2007, o ministro fez um balanço positivo afirmando que já «abrange 55 mil mulheres com um valor médio de 97 euros por mulher».
O ministro foi ainda questionado sobre as recentes alterações ao funcionamento das juntas médicas - que agora permitem que o paciente nomeie um dos médicos que o vai avaliar - o ministro considera que a situação melhorou.
Vieira da Silva salienta que não tem havido registo de mais casos polémicos como aqueles divulgados recentemente de, por exemplo, professores que foram obrigados a trabalhar apesar de terem cancro.
«Muitas das pessoas que vão às juntas médicas nem sequer regressa à junta». Depois de terminado o período de baixa «começam imediatamente a trabalhar», salienta.