Os principais acessos à capital portuguesa estão congestionados com o regresso a casa das pessoas que optaram por passar a passagem do ano fora de Lisboa.
Corpo do artigo
De acordo com informações da Brigada de Trânsito da Guarda Nacional Republicana, às 20:00 o trânsito da Auto-estrada 1 (A1), no sentido norte-sul, era muito intenso embora sem grandes complicações.
Nas pontes Vasco da Gama e 25 de Abril, foram registadas filas compactas de, respectivamente, dois e três quilómetros.
Na zona da Mimosa, no Alentejo, a fila de carros no sentido sul-norte atingia à mesma hora os sete quilómetros.
No âmbito da segunda fase da Operação Milénio, que teve início às 12:00 de 28 de Dezembro passado, a Brigada de Trânsito da GNR registou, até às 12:00 de hoje, 1.038 acidentes dos quais resultaram sete mortos, 54 feridos graves e 280 feridos ligeiros.
Os números da operação, iniciada em 2000, demonstram um «significativo» decréscimo do número de vítimas nas estradas uma situação que os responsáveis da BT atribuem, em parte, ao «alarmismo da comunicação social que serviu para alertar a consciência das pessoas».
Até às 20:00, a Brigada de Trânsito tinha registado mais uma morte na estrada derivada de um atropelamento ocorrido na estrada nacional 247-5, em Tires.
A Operação Milénio, que envolve 2.100 agentes, 1.500 viaturas e três helicópteros, vai manter-se na estrada até ás 12:00 de terça- feira.