Cientistas austríacos descobriram um aerossol, que poderá combater o anthrax. O aerossol, desenvolvido na clínica universitária de Viena, destrói os esporos do carbúnculo, em poucos segundos.
Corpo do artigo
Cientistas austríacos descobriram um aerossol, que poderá ser útil na protecção contra a bactéria do anthrax, já que, parece neutralizar, em meia hora, os esporos de carbúnculo presentes no ambiente.
O produto, que já é utilizado há meses no Hospital Geral de Viena para combater outros factores patogénicos, poderá ser utilizado para eliminar rapidamente o perigo da doença, em caso de ser encontrado qualquer tipo de pó branco que seja considerado suspeito.
A confirmar-se a eficácia do «spray» austríaco, como é esperado através de novos exames, já não será necessário as evacuações ou encerramento dos edifícios.
O aerossol, desenvolvido na clínica universitária de Viena, em cooperação com o laboratório de microbiologia da cidade de Granz, destrói os esporos do carbúnculo, em poucos segundos.
O que já foi confirmado pelos cientistas, é que as bactérias foram destruídas, e não reapareceram meia hora depois de ter sido utilizado o aerossol, sendo agora necessário comprovar que a situação se mantém quando passa mais algum tempo.
Uma vez consagrada a eficácia contra a contaminação por anthrax, que até agora só podia ser combatido por antibióticos, o ministério da Saúde austríaco poderá oferecer o produto aos Estados Unidos.