Uma delegação da Agência Espacial Europeia desloca-se na próxima semana a Coimbra, para apresentar o projecto LISA e procurar novos colaboradores. A missão, a realizar em 2009, deverá fornecer uma prova concludente da realidade das ondas gravitacionais.
Corpo do artigo
Uma delegação da Agência Espacial Europeia (ESA) desloca-se na próxima semana a Coimbra, para apresentar o projecto LISA e procurar novos colaboradores para a missão do voo de três naves ligadas entre si por lazeres.
O francês Roger Bonnet, director científico da ESA, chefia a delegação que estará dia 18 de Abril no Departamento de Física da Universidade de Coimbra (UC), e é também integrada pelo cientista Stefano Vitali e pelo engenheiro Alberto Giannolio, bem como por Clóvis de Matos, o primeiro português a fazer parte dos quadros desta organização internacional (que Portugal também integra).
Rui Ferreira Marques, da comissão científica do Departamento de Física da UC, disse à Agência Lusa que o interesse da ESA, ao deslocar uma delegação a Coimbra, é encontrar novos colaboradores para a concepção do projecto.
«O Departamento de Física tem, por sua vez, interesse em saber quais as áreas em que pode estabelecer colaboração com a ESA», disse.
A vinda da delegação da ESA a Coimbra integra-se na realização de «um dia dedicado à Agência Espacial Europeia», em particular à Física fundamental relacionada com as Ciências do Espaço, no Departamento de Física da UC.
Os cientistas da ESA irão dar a conhecer as actividades científicas da organização e apresentar a missão LISA (Antena Especial de Interferometria Laser), que se destina a detectar ondas gravitacionais emitidas, por exemplo, por buracos negros (estrelas super pesadas numa fase terminal das suas vidas).
As ondas gravitacionais - de algum modo semelhantes às ondas electromagnéticas mas originadas pelo movimento de massas em vez de cargas eléctricas - são uma das previsões da teoria da relatividade de Einstein, mas até ao momento «não há provas experimentais directas da sua existência», refere uma nota divulgada pelo Departamento de Física da UC.
Espera-se que a missão LISA, a realizar em 2009 numa colaboração entre a ESA e a NASA, possa fornecer uma prova concludente da realidade das ondas gravitacionais.
No entanto, a concretização da missão implica a resolução de vários problemas de física fundamental e de engenharia.
Na sessão organizada pelo Departamento de Física da UC serão também apresentados trabalhos de cientistas portugueses em domínios relacionados com o programa de física fundamental da Agência Espacial Europeia, e será realizada uma reunião com investigadores de áreas afins como electrónica, telecomunicações, informática e mecânica.