A terceira tripulação permanente da EEI já aguarda o abastecimento de combustível, água e alimentos que deverão chegar na próxima quinta-feira. A Progress M-45 é a quinta nave de abastecimento russa a ser lançada com destino à plataforma orbital.
Corpo do artigo
O foguetão Soyuz já lançou a Progress M-45 que deverá levar combustível, água, equipamentos de oxigénio e alimentos para a Estação Espacial Internacional (EEI), de acordo com dados dos Centro Russo de Controlo de Voos Espaciais (CCVE).
O CCVE confirmou que o lançamento decorreu de acordo com os parâmetros previstos. A Progress separou-se do foguete lançador às 13:31, hora de Lisboa, sete minutos depois da descolagem, e seguiu em direcção à EEI, que se encontra a uma órbita de 400 quilómetros.
Se tudo correr de acordo com o normal a nave de abastecimento vai acoplar-se automaticamente à plataforma orbital na próxima quinta-feira, às 10:59, hora de Lisboa.
A Progress transporta ainda equipamento pessoal para ser usado pela nova equipa que lá reside desde o passado dia 12, depois de uma viagem a bordo do vaivém Discovery.
A terceira expedição permanente da EEI, constituída pelo norte-americano Frank Culbertson e os russos Vladimir Dezhurov e Mijail Tiurin, tem como função desenvolver um conjunto alargado de experiências e observações científicas, durante pelo menos os próximos quatro meses.
A Progress M-45 é a quinta nave a fazer a viagem de abastecimento da EEI. Entre a sua carga de 2,5 toneladas transporta diversos aparelhos indispensáveis para um programa de investigação específico, adiantou Victor Blagov, director de voos.
O programa deverá ser desenvolvido em Outubro pelo cosmonauta russo Victor Afanasiev e pelo francês Claudie Andre-Deshays no decorrer de uma visita à EEI.