A Agência Internacional de Energia Atómica aprovou, esta quinta-feira, a uma resolução onde exige ao Irão a suspensão imediata de toda a actividade nuclear retomada no início desta semana. O Irão já reagiu dizendo que não vai ceder na sua intenção de manter a sua actividade nuclear.
Corpo do artigo
O conselho de governadores da Agência Internacional de Energia Atómica aprovou, esta quinta-feira, uma resolução onde pede ao Irão a suspensão de toda a actividade nuclear iniciada no início da semana.
Para além de exigir que Teerão suspenda todas a actividades relacionadas com o enriquecimento de urânio, o conselho de governadores pede, também, para que a AIEA proceda à verificação de todo o processo.
De fora desta resolução ficou, no entanto, qualquer referência à possibilidade do Irão ser chamado ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, o único organismo com poder para impor sanções.
O Irão considerou a resolução inaceitável. Presente em Viena, onde decorreu o encontro da AIEA, a delegação iraniana frisou que o país não vai ceder nas suas intenções e vai transformar-se num produtor de combustível nuclear no espaço de dez anos.