A Al-Qaeda iraquiana reivindicou o triplo atentado de quinta-feira em Amã. Num comunicado a organização liderada por Abu Musab al-Zarqaui diz que os hotéis atacados se têm tornado «quintais para os inimigos da fé, os Judeus e os Cruzados».
Corpo do artigo
O braço iraquiano da rede da al-Qaeda reivindicou os três atentados de quarta-feira em Amã, que causaram pelo menos 57 vítimas mortais e 110 feridos.
Num comunicado difundido na Internet e divulgado na televisão al-Jazira, a «organização da al-Qaeda na Mesopotâmia» explicou que atacou alguns hotéis por estes se terem tornado «quintais para os inimigos da fé, os Judeus e os Cruzados».
Neste documento, cuja autenticidade não pode ser verificada de imediato, a al-Qaeda informa que Amã se tornou «alvo para os mujahideen e para os seu ataques».
O líder do braço iraquiano da al-Qaeda, o jordano Abu Musab al-Zarqaui, que esteve preso três anos no seu terra natal, pretende acabar com o reinado dos monarcas jordanos por causa do seu apoio a Israel e aos EUA e estabelecer no seu país um estado islâmico.
Entretanto, as autoridades jordanas anunciaram a detenção de vários suspeitos de terem estado implicados nos atentados de quarta-feira, tendo ainda várias viaturas sido apreendidas.