A Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) anunciou que pretende ouvir o presidente da comissão executiva da Lusomundo Media, Luís Delgado, e a jornalista Clara Ferreira Alves no âmbito do chamado «caso Marcelo Rebelo de Sousa».
Corpo do artigo
Em comunicado, divulgado esta quarta-feira, o organismo refere que os dois jornalistas serão ouvidos na terça-feira, dia 2 de Novembro, data para o qual já estava agendada a audição do presidente da Portugal Telecom, grupo que detém a Lusomundo Media, Miguel Horta e Costa.
O presidente da PT será o primeiro a reunir com a AACS, estando a sua audição marcada para as 11:00 horas, enquanto que as audições de Luís Delgado e de Clara Ferreira Alves estão marcadas para as 15:00 e as 17:00 horas, respectivamente.
Na segunda-feira o director do Público, José Manuel Fernandes, ouvido na AACS, disse que a posição da PT no mercado de comunicação social e a influência do Estado na economia permite que a imprensa seja condicionada pelo poder político.
No mesmo dia, a jornalista Clara Ferreira Alves anunciou que recusou o convite para dirigir o «Diário de Notícias», alegando que não tinha «condições» e repudiando os «boatos» que interpretavam o convite como «uma comissão política e uma encomenda do primeiro-ministro».