O Altavista lançou hoje o seu motor de busca em português com o objectivo de atrair 100 mil novos utilizadores nos próximos seis meses, através de um índice com mais de 1,5 milhões de páginas.
Corpo do artigo
Quem pesquisa no portal altavista.com, tem agora a oportunidade de pesquisar em português. O Altavista lançou um site na língua portuguesa, com o objectivo de atrair 100 mil novos utilizadores, nos próximos seis meses.
Este lançamento insere-se na estratégia do Altavista de «reforçar a presença da empresa na Europa», afirmou Jean-Luc Benjamin, director-geral do Altavista para o mercado português.
O volume de investimento para a construção do altavista.pt foi na ordem do milhão de dólares (cerca de 225 mil contos) e os responsáveis da empresa contam somar aos 290.000 utilizadores do altavista.com em Portugal, cerca de 100.000 novos utilizadores nos próximos seis meses.
De acordo com Martin Keogh, director para o desenvolvimento do Altavista Europa, o investimento em Portugal justifica-se pelo crescente número de utilizadores da Internet (600 mil no final de 2000 e dois milhões em 2004, segundo números da empresa e-Global), e pela notoriedade do Altavista entre os cibernautas portugueses.
Segundo os responsáveis do motor de busca, o Altavista processa mais de 50 milhões de pesquisas diárias, ou seja 40 por cento de todas as pesquisas efectuadas na Internet.
Em Dezembro do ano passado, a empresa começou a sua expansão na Europa, com o lançamento do site em alemão e conta, até ao final de 2000, estar presente em cerca de 35 mercados locais.
O Altavista Portugal disponibiliza funções de pesquisa, serviço de tradução gratuito e pesquisas em índices multimédia que contêm arquivos de imagem, vídeo e música.
Através da função «Minha Pesquisa», o utilizador pode arquivar as buscas e resultados que considera mais relevantes, tendo ainda a possibilidade de as enviar por e-mail a outros cibernautas.
Outra função designada por «Browser Potente» permite, numa navegação por qualquer página Web, sublinhar uma palavra ou frase e realizar automaticamente uma pesquisa no Altavista.
A curto prazo, os responsáveis contam disponibilizar também serviços de alerta sobre conteúdos pesquisados pelo utilizador, pesquisa através de WAP (Wireless Application Protocol) e portais verticais especializados.