As primeiras páginas dos diários de hoje destacam o aluímento de terras em Coimbra e o salvamento dos pescadores do arrastão que naufragou ontem, ao largo de Apúlia.
Corpo do artigo
Os dois grandes destaques nas primeiras páginas dos jornais diários de hoje são o aluímento de terras em Coimbra (DN, JN e «24 Horas) e o salvamento dos pescadores do arrastão que naufragou ontem ao largo de Apúlia («Público» e «24 Horas»).
Para além destes assuntos, o DN destaca ainda a decisão do Ministério da Defesa em avançar com o «rastreio anti-nuclear aos soldados no Kosovo».
No «Público», a manchete é a obrigatoriedade, a partir do dia 1 de Abril, de testes de despistagem da BSE a bovinos com mais de 30 meses. Uma medida que pretende «combater a queda de consumo dos últimos meses», diz este matutino lisboeta.
No JN, o destaque vai para a directiva comunitária que vai obrigar à renovação de muitas canalizações em casas antigas, já que a presença do chumbo na água será reduzida a metade dos valores actuais.
O «24 Horas» ocupa quase toda a primeira página com o mau tempo. Segundo os meteorologistas, as más condições atmosféricas continuarão até ao dia de Reis.
Nos diários desportivos, o «Record» e «A Bola» chamam a atenção na primeira página para Roger e as prováveis ausências dos portistas Jorge Costa e Pena no jogo da Taça com o Felgueiras.
N'«A Bola» e n'«O Jogo», Cáceres, a nova contratação do Sporting e o anúncio por parte do director para a comunicação do Benfica que Van Hooijdonk não será multado, dominam as primeiras páginas.
Referências ainda para a ruptura anunciada entre a SIC e o Benfica e as declarações de Jardel que «espera até Maio» pela resolução da sua transferência para o Benfica («A Bola»), para o «raspanete» de Pinto da Costa no balneário portista, segundo «A Bola» e ainda para o interesse do Benfica em César do São Caetano, clube da II Divisão brasileira, que disputa este ano a final da Taça João Havelange com o Vasco da Gama.
Nos semenários, destaque para «O Independente», onde na capa aparece um bébé acompanhado da frase: «Olha, mãe! Outro milénio!». No «Semanário», o destaque vai para António Guterres, que conseguiu convencer Francisco Assis de apresentar uma moção ao congresso do PS.
Nos jornais económicos, o «Diário Económico» faz capa com «Partest comprou Presidência do Conselho de Ministros», ou seja, o antigo Pavilhão de Portugal na Expo'98.
No semanário «Vida Ecónomica», o destaque vai para os 30 milhões que a habitação social vai receber do Governo em 2001, enquanto que o «Semanário Económico» destaca a entrada de três empresas auditoras no negócio da advogacia.