Mais de duas centenas de alunos estão a manifestar-se frente ao Ministério da Educação contra as aulas de substituição. O protesto foi acompanhado de outras manifestações em algumas escolas do país.
Corpo do artigo
Mais de 200 alunos do ensino secundário estão concentrados frente ao Ministério da Educação em protesto contra as aulas de substituição, que os alunos dizem não ter resultados práticos.
O presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Ferreira Dias, do Cacém, uma das que marcaram presença frente ao edifício do Ministério, explicou que os alunos estão contra o tipo de aulas de substituição existentes.
«Concordamos com as aulas de substituição, a partir do momento em que as aulas sejam bem dados e desde que um professor de Educação Física não dê uma aula de História», esclareceu João Pedro Silva.
Este dirigente associativo adiantou ainda também não concordar com aulas de substituição à primeira hora, porque o aluno pode usufriur de mais uma hora de sono, nem à última hora, porque assim poderá ir para casa para estudar.
João Pedro Silva confirmou ainda que esta manifestação foi organizada após contactos com associações de estudantes de outras escolas, com recurso também à Internet e aos telemóveis.
Para além de alunos desta escola do Cacém, marcaram também presença frente ao edifício do ministério alunos das escolas de Mem Martins, Leal carmona (Rio de Mouro), Filipa de Lencastre, Braamcamp Freire e Liceu Camões (estas últimas de Lisboa).
Esta manifestação obrigou ao corte do trânsito no sentido sul-norte da Av. 5 de Outubro, uma acção que visou, segundo o sub-comissário da PSP, Luís Grancho, proteger a integridade dos alunos.
A accção de protesto destes alunos do secundário juntou-se assim a uma vigília de professores que decorrer desde quarta-feira e que durará até sexta-feira, também em frente ao Ministério da Educação.
O protesto frente ao edifício do ministério foi acompanhado por outras manifestações em vários pontos do país, numa acção que foi convocada ao longo dos últimos dias por mensagens de telemóvel e pela Internet.