A eurodeputada socialista, Ana Gomes, considera que Jaime Gama fez «humor negro» ao elogiar Alberto João Jardim. Num debate em Faro, a eurodeputada socialista acusou também Cavaco Silva de ter uma «visão limitada» quando se fala da independência do Kosovo.
Corpo do artigo
À margem de uma conferência em Faro sobre o Tratado de Lisboa, Ana Gomes confessou que compreende o incómodo dos socialistas madeirenses.
Depois dos elogios a Alberto João Jardim, a eurodeputada considerou que Jaime Gama fez «humor negro», mas considera que o melhor é não dar muita importância ao caso.
«É um fait-divers, sinto-me como os meus colegas da Madeira
consternada», afirmou.
Nesta conferência, Ana Gomes lamentou que o Governo português ainda não se tenha definido como favorável à independência do Kosovo e diz que não compreende nem aceita os argumentos de Cavaco Silva.
O presidente da República lembra que a presença de militares portugueses no terreno pode estar a travar a posição do executivo. Ana Gomes acusa Cavaco de ter uma «visão limitada do problema».
«Tenho pena que não tenha havido uma coerência com o papel que tivemos durante a presidência no sentido de permitir uma unidade europeia», disse a eurodeputada em relação à indefinição de Portugal.
Ana Gomes afirmou ainda que é altura da Europa investir na economia e nas instituições no Kosovo para que se instalem na região as regras da economia europeia.