Angola qualificou-se hoje para o campeonato do Mundo de futebol Alemanha2006, ao vencer o Ruanda, em Kigali, por 1-0, assegurando o primeiro lugar do grupo 4 de apuramento
Corpo do artigo
Os "palancas negras", que vão estar pela primeira vez numa fase final do Mundial, terminaram o grupo com 21 pontos, os mesmos que a Nigéria, que hoje venceu o Zimbabué por 4-1, mas tinham vantagem no confronto directo.
O golo solitário do ex-benfiquista Akwá, aos 80 minutos, deixou Angola em igualdade pontual (21 pontos) com a Nigéria na frente do grupo 4 africano, mas "onze" de Oliveira Gonçalves beneficiou da vantagem no confronto directo (1-0 em casa e 1-1 fora) para garantir aqualificação.
Explosão de alegria em Luanda
Milhares de pessoas a pé, de automóvel, autocarro ou camião, novos e velhos, homens e mulheres, saíram para as ruas para festejar a primeira presença dos "palancas negras" num Mundial de futebol.
Com tachos, panelas, paus e outros objectos que permitissem fazer barulho, os angolanos vieram para a rua festejar a vitória dos da selecção
Na baixa e na Ilha de Luanda, em poucos minutos as ruas ficaram quase intransitáveis, num ambiente de grande festa que deverá prolongar-se pela noite dentro.
Laurentino Dias felicita Angola pela qualificação
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, já felicitou a Federação Angolana de Futebol e o governo da República Popular de Angola pela qualificação da selecção para a fase final do Mundial Alemanha2006.
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, felicitou, em nome do governo de Portugal e do primeiro-ministro, a Federação Angolana de Futebol e o Governo da República Popular de Angola, pela «inédita qualificação para a fase final de um campeonato do Mundo».