Música, dança e teatro são as propostas fortes da agenda cultural para este fim-de-semana. Mas há ainda outras sugestões, incluindo algumas que talvez agradem aos mais pequenos.
Corpo do artigo
TRÊS CONTOS
A queda do Zepelim Hindenburg, em 1937, os testes nucleares no atol de Bikini em 1946 e a clonagem da ovelha Dolly em 1997 são três contos que marcam a história da revolução tecnológica no século XX.
A cineasta Beryl Korot recolheu material que documenta estes acontecimentos que viraram o mundo do avesso, como filmes, fotografias, textos e entrevistas com diversos especialistas, e fez deles o seu ponto de partida para a vídio-ópera «Three Tales» (na imagem).
Por seu lado, o compositor Steve Reich produziu uma música minimalista e intrigante, como é tão seu característico, que será interpretada por 18 músicos e cantores do Ensemble Modern, da Alemanha.
Quando estes dois vectores, o da música e o das imagens, se juntaram, nasceu «Three Tales», que estará em cena neste sábado e neste domingo, às 21:00, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
TOCÁ RUFAR
O concelho do Seixal promove neste sábado e neste domingo o 1º Encontro Internacional Tocá Rufar. Jovens de Portugal, Espanha, Reino Unido, Marrocos e Turquia interpretam um conjunto de espectáculos que integram elementos musicais, teatrais e coreográficos.
Este encontro ocorre em três locais do concelho: no sábado às 16:00, no Clube Recreativo de Miratejo; no sábado às 21:30, no Auditório Municipal e no domingo às 16:00, no Cinema S. Vicente.
CORPO EVENTO
O Espaço T é uma associação que visa a integração social e comunitária de idosos e indivíduos com problemas físicos, mentais e toxicodependências.
São precisamente estas pessoas que realizam trabalho diário nos ateliers de terapia pela arte do Espaço T e que a partir da passada sexta-feira e até meados de Dezembro apresentam o produto desse exercício no «Corpo Evento - V Ciclo de Espectáculos em teatro e dança».
O primeiro espectáculo deste ciclo repete-se neste sábado, no Grande Auditório do Teatro do Campo Alegre, pelas 21:30, e divide-se em duas partes.
Na primeira o grupo de teatro Era Uma Vez, da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, apresenta o espectáculo «E Nós Fizemos os Deuses», com direcção de Mónica Cunha.
Na segunda parte a peça «Hominídeos», com encenação de Pedro Saraiva Brandão e música de Rodrigo Viterbo, é interpretada pelo grupo Teatro a Metro, do Espaço T.
No domingo há um novo espectáculo, desta vez no Centro Paroquial de Alvarelhos, Trofa, em que o Teatro a Metro repete a sua interpretação de «Hominídeos» na primeira parte de uma apresentação que vai contar ainda com a peça «Baloiços de Papel», do grupo de teatro Os Garotos, do Espaço T, com encenação de Victor Hugo Pontes.
UM LIVRO E UM FILME PARA OS PEQUENITOS
O Cine Templários, em Tomar, exibe na manhã de domingo, pelas 10:00, o filme «Toy Story II», de John Lasseter.
Ainda no sábado os autores Nuno Garcia Lopes apresentam no Fórum Fnac do Cascais Shopping o seu novo livro para as crianças. Chama-se «Lua do Mar», é uma edição do Contador de Histórias e a cerimónia de lançamento acontece às 11:00.
PAUTA MUSICAL
Neste sábado há música erudita no Seixal. O Quinteto Metálica, nascido no seio da Orquestra Metropolitana de Lisboa, está interessado em explorar as possibilidades de uma formação composta por dois trompetes, um trombone, uma trompa e uma tuba. Sobe ao palco do Cinema de S. Vicente, na Aldeia de Paio Pires, neste sábado às 18:00.
«Face The Music» é a nova proposta da Escola de Dança Ana Mangericão e Da Bird Company, que sobe neste sábado às 18:30 ao palco do Cine-teatro do Casino do Estoril.
O Lumpen Trio, constituído por Ernesto Rodrigues (violino), Jorge Serigado (baixo) e António Chaparreiro (guitarra ), toca pelas 22:00 na Associação Abril em Maio, no Regueirão dos Anjos, em Lisboa.