Os antiquários da Rua de São Bento vão estar abertos até às 24 horas, a partir desta quinta-feira. A iniciativa prolonga-se por três dias, com muito fado, animação de rua e recordações do passado.
Corpo do artigo
Os comerciantes de antiquários da Rua de São Bento, em Lisboa, repetem pela terceira vez a iniciativa que promete ser o sucesso que já foi em anos anteriores, revelou Pedro Magalhães da organização do evento, à TSF Online.
«O objectivo é dar a conhecer a Rua de São Bento, em Lisboa, que tem a maior concentração de antiquários do país», explicou.
O evento parte da união dos esforços dos antiquários da rua, que contam com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e faz a «reentré» do ano comercial.
Além das portas abertas até ao fim da noite, vai haver fado, bailado e animação de rua. Para dar mais cor à iniciativa, os pregoeiros vão recordar os pregões da antiga Lisboa.
Antiguidades para todos os gostos
Nos últimos dois anos foram muitos os amantes de antiguidades ou curiosos que se passearam até às 24 horas na Rua de São Bento. As preferências recaem sobre um pouco de tudo.
«Nos últimos anos foi uma loucura. Veio de tudo: curiosos, pessoas que nunca entram em antiquários, outras que gostam destas coisas, coleccionadores», lembra Pedro Magalhães.
Os visitantes procuram «peças que possam ter em casa, desde um móvel utilitário, um louceiro, ou até um quadro ou um bibelô», acrescenta.
Os coleccionadores, mais experientes, aproveitam para ver quais são as «novidades» que os podem fazer abrir os cordões à bolsa e regateiam, regateiam... até à meia-noite.