O livro «Poemas Escolhidos» de Sophia de Mello Breyner Andresen vai ser lançado no Brasil, na próxima semana pela Companhia das Letras. Miguel Sousa Tavares, filho da poetisa, revelou a sua satisfação com a edição, mas não escondeu «uma tristeza com a demora».
Corpo do artigo
O livro - com 288 páginas - da autora que morreu em Julho passado, e cujo lançamento está marcado para o dia 15 de Setembro, foi organizado pela escritora brasileira Vilma Arêas.
Miguel Sousa Tavares, filho da poetisa e escritora, revelou esta segunda-feira ao Estado de São Paulo a sua satisfação com a edição mas não escondeu «uma tristeza com a demora» - a obra chegou primeiro à Argentina que ao Brasil, «país que ela tanto admirou».
«Sophia inspirava-se numa luz muito suave de Portugal que não existe nos trópicos, mas ao mesmo tempo cultivava uma paixão pela Àfrica e pelo Brasil», contou Sousa Tavares.
Num artigo sobre a escritora portuguesa intitulado «Sophia de Melo e a poesia do substantivo concreto», o Estado de São Paulo escreve que Sophia tinha especial atenção ao Brasil e à forma como os seus habitantes se comunicam pela língua portuguesa.