O primeiro-ministro, José Sócrates, defendeu este domingo, em Montemor-o-Velho, a valorização das autonomias regionais, frisando que ao fazê-lo se aposta na unidade de Portugal.
Corpo do artigo
José Sócrates, que falava à margem da cerimónia de lançamento de uma plataforma tecnológica de produção de energia, afirmou que «apostamos mais em Portugal dando mais autonomia aos Açores e à Madeira», sublinhando que «a aposta na autonomia regional é uma aposta na unidade nacional».
O primeiro-ministro disse concordar com as declarações do presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, que sábado solicitou ao Presidente da República que influencie a classe política nacional para apoiar a autonomia regional do arquipélago.
Segundo Carlos César, os Açores dão dimensão geopolítica e estratégica a Portugal, que seria «incomensuravelmente muito mais pequeno se não tivesse regiões como essa».
Confrontado com as declarações de Carlos César, Sócrates frisou que o presidente do Governo Regional dos Açores se referia «a uma questão de cultura na assumpção do regionalismo como um valor fundamental».
O chefe do Governo considerou, igualmente, que nos Açores a autonomia «tem sido benéfica para as populações porque tem sido exercida com total responsabilidade».