A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann) aprovou recentemente sete novos domínios com o objectivo de aliviar os conhecidos e já saturados .com, .net e .org .
Corpo do artigo
Com o objectivo de aliviar a escassez de domínios na Internet, a Icann aprovou sete novos domínios para os endereços da web. Os novos sufixos são .info para uso geral, .biz para negócios, .name para indivíduos, .pro para profissionais, .museum para museus, .coop para negócios cooperativos e .aero para a indústria da aviação.
Esta decisão acontece depois de meia década de discussão sobre quais seriam as melhores alternativas aos já saturados domínios de uso geral na Internet.
A presidente da Icann, Esther Dyson, já prometeu que devem ser anunciados mais domínios em breve. Ao todo há 47 pedidos registados para novos sufixos.
Os membros da comissão rejeitaram .kids para crianças, .health para saúde., .tel para números de telefone, .geo para endereços na web baseados na localização e .web para assuntos que já foram registrados não oficialmente.
Os novos sufixos podem facilitar e acelerar o acesso a sites, já que, por exemplo, um utilizador para aceder ao site da American Medical Association poderá digitar ama. health em vez de www.ama-assn.org.
As empresas que propuseram novos sufixos pagaram 50 mil dólares pela hipótese de terem os direitos de uso dos novos nomes. Como operadoras de registro, elas podem cobrar alguns dólares por cada nome registrado, uma quantia que chegará a milhões de dólares para os sufixos mais populares.
No entanto estes novos domínios podem provocar uma nova corrida a endereços fáceis de memorizar na Internet, para depois serem vendidos a altos preços, a empresas que os queiram para as suas homepages.