A Arábia Saudita vai propor uma redução da produção de petróleo da OPEP na reunião desta quinta-feira. A confirmação foi dada pelo ministro do Petróleo saudita.
Corpo do artigo
A Arábia Saudita vai propor, esta quinta-feira, na reunião ministerial da OPEP, em Viena, uma redução da produção de petróleo do cartel petrolífero entre 1,5 e dois milhões de barris por dia.
A confirmação foi dada esta quarta-feira, pelo ministro saudita do Petróleo, depois de uma fonte junto do cartel ter avançado, na terça-feira, que a Arábia Saudita iria propor aos seus parceiros uma redução da produção efectiva da organização, acompanhada de um aumento das quotas oficiais.
Da mesma forma, outra fonte próxima da discussão de Viena, citada pela France Presse, avançou que a Arábia Saudita estaria disposta a reduzir a sua produção de sete milhões de barris por dia entre 300 mil e 500 mil barris.
Numa reacção a esta proposta, o ministro do Petróleo dos Emirados Árabes Unidos, apesar de se mostrar preocupado com o actual nível de superprodução da OPEP, considerou que não existe qualquer garantia de que o cartel respeite, totalmente, uma redução desta envergadura.
De acordo com os dados divulgados pela Agência Internacional de Energia, a OPEP ultrapassou em 2,4 milhões de barris por dia a produção petrolífera prevista para Novembro.
A proposta da Arábia Saudita precisa da aprovação de todos os membros da OPEP para ser adoptada. No entanto, até ao momento, apenas o Irão manifestou o apoio a esta medida.