O novo cinema argentino vai estar em destaque nos cinemas King. A iniciativa "4 x Argentina" traz ao grande ecrã português quatro filmes argentinos premiados em festivais de cinema internacionais.
Corpo do artigo
Reuniões de famílias, viagens fantásticas pelas estradas da Patagónia e um grupo de marginais que decide formar um comando terrorista são apenas alguns dos ingredientes que integram as quatro histórias, traduzidas em quatro filmes, que os Cinemas King estreiam esta sexta-feira, no âmbito da iniciativa "4 x Argentina".
«La Ciénaga - O Pântano», de 2001, «Historias Mínimas», de 2002, «Tão de Repente», de 2002, e «Os Obstinados - Los Porfiados», de 2001, têm em comum o facto de mostrarem o que há de novo no novo cinema argentino.
Segundo Marta Fernandes, da Atalanta Filmes (distribuidora), o objectivo destas estreias «é mostrar a importância e a vitalidade do cinema argentino».
Para além disso, como cartão de visita, os filmes trazem na bagagem, uma série de prémios conseguida em festivais de cinema internacionais, desde Berlim a Veneza, passando pelo Festival de Cinema Independente de Barcelona.
Para complementar as estreias dos quatro filmes, a Atalanta vai organizar um ciclo de cinema argentino, com início marcado para 3 de Outubro. O programa ainda não está definido mas conta já com o apoio da Embaixada da Argentina em Lisboa.