Em 2005, um em cada sete assaltos a carros foi feito de forma violenta, um tipo de crime que aumentou 6,57 por cento face ao ano anterior, segundo um relatório da PJ. As armas de fogo são as mais utilizadas nos crimes.
Corpo do artigo
Dos 2.327 crimes de roubo de carros investigados pela PJ durante o ano de 2005, 330 foram roubos em que os assaltantes actuaram de uma forma violenta.
Segundo o relatório da PJ, a maioria destes crimes de roubo acontece entre as 22:00 e as 05:00 da manhã, em 92,7 por cento dos casos com recurso a arma, sendo as armas de fogo as mais utilizadas (74,55 por cento).
Relativamente aos locais onde se regista a maior incidência deste tipo de crime de roubo, o documento da PJ informa que 43,33 por cento dos casos ocorrem na via pública, sendo as cidades de Lisboa e Porto aquelas em que se verificaram o maior número de ocorrências deste género.
Em 10,6 por cento dos casos, o roubo violento de veículos é acompanhado de deslocações a caixas Multibanco, enquanto em 7,2 por cento os assaltantes abordam as vítimas através do bloqueamento da via.
Na maioria das vezes (33,42 por cento), a abordagem da vítima é feita de carro.
De acordo com o documento da PJ, nos casos detectados o ano passado a maioria dos arguidos e dos suspeitos por este tipo de crime tinha idades entre os 21 e os 30 anos.